terça-feira, 7 de agosto de 2012

TUDO SOBRE AS VITAMINAS



Origem da Vitamina
Vita = Vida que na grande maioria possue grande estrutura de compostos nitrogenados (AMINAS), a ausência de Vitaminas provocaram muita carência ao organismo que poderá prejudicar todo o sistema do corpo, criando manifestação de doenças e outras sensações desagradáveis ao nosso organismo.
As Vitaminas são ingeridas via Oral ou através de injeções, as mesmas também são formadas pela flora intestinal ou seja produzidas diretamente no intestino, aproveitando alguns restos de alimentos.

Tipos de Vitaminas e Classificação
Existem dois tipos as Lipossolúveis e Hidrossolúveis
Lipossolúveis
Vitaminas A, D, E, F, K
Hidrossolúveis
Vitaminas B1, B2, B12, Biotina, Ácido Pantotênico, Niacina ou Niacinamida ou fator PP (Previne Pelagra), Ácido Fólico, C.

Vitamina A
Tem ação antioxidante combatendo os radicais livres (que são responsáveis pela aceleração do envelhecimento), não poderá ser consumida em execesso podendo ser prejudicial a saúde, pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãimbras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos. Aumento do baço e fígado, alterações de provas de função hepática, redução dos níveis de colesterol e HDL colesterol também podem ocorrer.

Alimentos Ricos em Vitamina A
Fígado, Manteiga, Leite, Sardinha, Gema de Ovos, Queijos gordurosos, óleo de fígado de peixe.
Vegetais como: Cenoura, a folha do brócolis, batata-doce, couve, grelos, espinafre, abóbora, tomate e manga.

Vitamina D
Ela promove a absorção do cálcio após as exposição da luz solar, essencial para o desenvolvimento dos dentes e ossos, funciona também como um hormônio que mantem a concentração do cálcio e fósforo no sangue, responsável pelo regulação do metabolismo ósseo e deposita cálcio nos ossos.

Como conseguir a Vitamina D
A nossa exposição ao Sol já provoca a produção da Vitamina D na pele, o óleo de fígado de bacalhau também é rico em Vitamina D, devedendo sempre ser consumida sem excesso, a quantidade indicada para um adulto depende da idade que pode variar de 5mg à 10mg, quando mais idosa a pessoa maior será a quantidade podendo chegar a 15mg para pessoas com mais de 70 anos.
Encontramos a Vitamina D na gema de ovo, fígado, manteiga e também nos peixes: cavala, salmão e arenque.

Vitamina E
É responsável pela prevenção do dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, cardio vasculares e na formação de radicais livres.
Ajuda a melhorar a circulação sanguínea, regeneração dos tecidos, tensão pré-menstrual, tratamento de seios fibrocísticos, alivia situação do stress geradas pelo oxigênio, bloqueia moléculas instáveis, sendo essencial para o bom funcionamento do tecido muscular.
Essa Vitamina pode prevenir o câncer de prostáta segunda a pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer nos EUA.
Os cientistas descobriram que os homens com altos níveis de alfa tocoferol, a forma natural da vitamina E, tinham possibilidades 53% menores de desenvolver câncer de próstata. O estudo percebeu ainda que os efeitos da gama tocoferol, outro tipo de vitamina E, também diminuiria os riscos de contrair a doença, mas com menor eficácia, 39%.
Partindo deste trabalho, os estudiosos verificaram que o mais indicado é a ingestão da vitamina diretamente de alimentos que a contém. Entre as melhores fontes naturais de vitamina E estão: sementes de girassol, espinafre, amêndoas e pimentões.

Vitamina F
Ácido Graxo que é solúvel na água, é uma gordura insaturada (gordura boa) que ajuda a queimar a gordura saturada (gordura ruim), quem consome muito carboidrato necessita de mais Vitamina F.
Contribui na prevenção do colesterol ruim nas artérias, saúde da pele e dos cabelos, ajuda no bem estar, coloca o cálcio a disposição das células, combate doenças cardiácas, redução do peso queimando as gorduras saturadas.
Deficiências causa doenças como: Eczena e Acne.
Onde podemos encontrar?
Amendoim, Semente de Girassol, Noz-peçã, Amêndoa e Abacate.
Recomenda-se tomar Vitamina E para uma melhor absorção da Vitamina F durante as refeições.

Vitamina K
É o conjunto de diversas substâncias responsáveis pela coagulação do sangue.
A carência de vitamina K é bem rara, a vitamina é bastante distribuída nos alimentos e a síntese da mesma pelos microorganismos do intestino fornece grandes quantidades da substância.
Absorção incorreta de lipídeos ou destruição da flora intestinal por uma terapia antibiótica contínua.

Alimentos Ricos em Vitamina K
Ovo de galinha, gema de ovo, clara de ovo, carne moída crua, peito de frango cru, fígado de frango, brócolis, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, couve, maça com casca, suco de laranja, pêssego enlatado, morango, faringa de trigo normal e integral.

Excesso de Vitamina K
Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).
Dispnéia, rubor, dores no tórax (na injeção intravenosa de vitamina K1).

Vitamina B1
Importante para o bom funcionamento dos músculos, coração e sistema nervoso, auxilia na produção de combustível para que o nosso corpo possa sobreviver, ajuda na melhora do raciocio mental.

Falta da Vitamina B1
Pode causar insônia, falta de apetite, depressão, dores no abdomen e peito, queimação nos pés, perda da memória e tato, diminui a concentração. 

Alimentos ricos em Vitamina B1
Ervilhas, feijão, pão integral, fiambre, cereais integrais, nozes, figado, rins, carne de porco, peixes, amendoins, verduras amargas e gema de ovo, macarrão integral.

Vitamina B2
Conhecida como Riboflavina ajuda no metabolismo das gorduras, açucares, e proteínas, muito importante para a saúde da pele, boca e olhos, cabelos.

Alimentos ricos em Vitamina B2
Arroz, lentilha, aveia, cevada, trigo, cevada, levedo de cerveja, bróculos, reppolho, agrião, carne, ovos, semente de girassol e ervilhas.

Carência da Vitamina B2
A deficiência em riboflavina provoca rachaduras nos cantos da boca e nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos, inflamações das gengivas com sangramento, língua arroxeada, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria.

Vitamina B6
Favorece a respíração das células, ajuda no metabolismo das proteínas, ela absolvida no intestino delgado, sendo diferente das outras não e excretadas pelos rins, ficando retida nos músculos.
Contribui para o metabolismo dos aminoácidos, sendo importante para um crescimento normal e essencial para o metabolismo do triptofano e para a conversão deste em niacina. Isto mostra a ligação que essas vitaminas tem umas com as outras.

Alimentos Ricos em Vitamina B6
Vísceras, gérmen de trigo, aveia, cereais, arroz integral, banana, batata, leguminosas, leite, aves e atum.

Carência da Vitamina B6
Pode ocorrer dermatite, anemia, , gengivite, feridas na boca e na língua, pessoas com quadro de alcoolismo e mulheres grávidas que apresentam pré-eclâmsia ou eclâmpsia,podem apresentar deficiência dessa vitamina.

Vitamina B12
Responsável pela formação do sangue, necessária para a manutenção do sistema nervoso.

Alimentos Ricos em Vitamina B12
Levedo de cerveja, carnes vermelhas, leite, ovos, fígados e peixes.

Carência da Vitamina B12
Pode provocar anemia perniciosa, causando alterações neurológicas, progressivas e mortais, fraqueza, convulsões, provocando dano irreversível no tecido parietal gastríco.

Biotina
Ajuda no funcionamento metabolismo das proteinas e carboidratos, age na formação da nossa pele e indiretamente nos açúcares e amido e das proteínas.

Onde encontrar a Biotina?
Arroz integral, frutas, nozes, ovos, carnes, leite, polén de flores, laranjas, levedo, alfafa, melão, iorgute, germinada, as bactérias do intestino também produz a biotina.

Ácido Pantotênico
Ajuda ao corpo a controlar a capacidade de estress e no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares, produção de hormonios supra renais, formação dos anticorpos, auxilia a conversão dos lipídeos, carboidratos e proteinas em energia, produz esteroídes vitais e cortisona na glândula supra-renal.

Alimentos Ricos em Ácido Pantotênico
Fígado, cogumelos cozidos, milho, acabate, carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais em grão.

Carência do Ácido Pantotênico
Causa Fadiga, má produção ou diminuição de anticorpos, caimbras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia e mal-estar geral.

Niacina ou Niacinamida
Removem as substâncias toxicas do corpo e auxiliar na produção de hormonios e esteroídes pelas glândulas supra renais, como os hormônios sexuais e os que estão relacionados ao estress.
As formas coenzimáticas da niacina partipam das reações que geram energia graças à oxidação bioquímica de carboidratos, lipídios e proteínas. NAD+ e NADP+ são fundamentais para se usar a energia metabólica dos alimentos.
A niacina participa na síntese de alguns hormônios e é fundamental para o crescimento. Outra coenzima com função semelhante, mas estrutura diferente, é a ubiquinona.

Fontes ricas em Niacina ou Niacinamida
Levedura, fígado, aves, carnes magras, leite e nos ovos, frutas secas, cereais integrais e em vários legumes, frutas e verduras (como brócolis, tomate, cenoura, aspargo, abacate e a batata-doce

Carência da Niacina ou Niacinamida
Sua falta pode causar fadiga, irritabilidade, insônia, dor-de-cabeça, depressão nervosa, diarréia e dermatite.

Ácido Fólico
É necessário para tratamento de algumas anemias, importante para a formação das proteínas estruturais e hemoglobina.

Fontes ricas em Ácido Fólico
Víceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frescos, grãos integrais e levedura de cerveja.

Carência de Ácido Fólico
A falta de Ácido Fólico para a mulher durante a gravidez poderá fazer com o bebê tenha ma formação no cerebro e também na coluna vertebral, aflição das pernas e fraqueza.

Vitamina C
O ácido ascórbico é responsável pela hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos.
É antioxidante, combate os radicais livres, usado na síntese de algumas moléculas quer servem como hormônios e neurotransmissores.
Ajuda na formação de dentes e ossos, resistência as doenças, prevenção de gripes, e importante para o bom funcionamento das células brancas do sangue, doenças infecciosas como o câncer.

Fontes Ricas em Vitamina C
Laranja, acerola, limão, morango, cantalupo, couve, camu camu, mamão, melão, manga, pomelo, ervilha, goiaba, brócolis, kiwi, pimentão, caju e tomate.

Carência da Vitamina C
O escorbuto é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, inchaço, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e pouca segurança na fixação dos dentes. É provocada por carências graves de vitamina C na dieta.
Fonte de Consulta: ABC da Saúde e Wikipédia

ESTUDO DIRIGIDO
1. O que são vitaminas e qual sua importância?
2. Porque se recomenda banho de sol para as crianças (horários de menor intensidade)?
3. Comente a frase: “Meu filho, tome esse óleo de fígado de bacalhau, vitamina nunca faz mal para saúde”.
4. Quais são os efeitos que a falta das vitaminas A e K pode causar ao homem?
5. Qual a importância de consumir bastante vitamina E? Onde encontra-lá?
6. Qual a importância da vitamina B1? Sua falta poderá acarretar sérios problemas, cite alguns e onde encontrar essa vitamina?
7. Qual a importância da vitamina B6? Sua falta poderá acarretar sérios problemas, cite alguns e onde encontrar essa vitamina?
8. Qual a importância da vitamina B12? Sua falta poderá acarretar sérios problemas, cite alguns e onde encontrar essa vitamina?
9. Qual a importância do ácido patenóico? Sua falta poderá acarretar sérios problemas, cite alguns e onde encontrar esse ácido?
10. Qual a importância da vitamina C? Sua falta poderá acarretar sérios problemas, cite alguns e onde encontrar essa vitamina?
11. Diante de tudo que você aprendeu sobre vitaminas, faça um pequeno relatório sobre sua alimentação em relação a ingestão ou não de vitaminas, enfatizando as vitaminas que você costuma ingerir e possiveis problemas que poderá ocorrer, divido a falta de algumas vitaminas em seu cardápio.


18 comentários:

  1. são compostos organicos,presente nos alimentos. As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo,são de extrema importançia para o nosso funcionamento,e principalmente que evita algumas doenças.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  2. E benefico para a saúde do bebes,a icteríçia neonatal fisiologica comum nos primeiros dias de vida melhora muito ao expor o bb ao sol.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  3. que no óleo de fígado de bacalhau contém vitaminas,que podem ajuda-lo.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  4. vitamina A pode fazer com que o homem perca a visão a noite e atrai doenças infeccionadas.com a auséncia da vitamina K,pode não haver coagulação do sangue,e os ossos não terem muita resistencia.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  5. diminui o processo de envelhecimento das celulas e atuam na proteção de doenças cronicas,como as cardiovasculares,cancer e diabete.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  6. auxilia nas celulas na produçao de combustível para que o corpo possa viver,no bom funcionamento do sistema nervoso,músculos e coração.pertubação de deficiencia nutricional.carne de porco,legumes e cereais etc.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  7. ajuda na produção de células no sangue e anticorpos,reduz os sintomas de vomitos e náuseas.fraqueza,dores de cabeça.banana,galinhas,carnes brancas.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  8. previne e combate a anemia,atua no metabolismo das proteínas contribuindo na absorção dos minoacidos pelo organismo.anemia,distúrbios sanguinos,alteraçoes neurologicas.leite,batatas,carnes,ovos.De;Everlene Alves

    ResponderExcluir
  9. Vitaminas sao compostos organicos nos alimentos ecensiais para o fucionamento normal do metabolismo em caso de falta pode levar a doença.são ingeridos vioral ou atraves de infecçoes. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  10. é um tipo de vitamina para fortalecer os ossos. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  11. Que esse oleo de vitamina ajuda a saude das pessoas. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  12. A carência da vitamina A provoca a cegueira noturna e a xeroftalmia. A deficiência da vitamina K retarda o processo de coagulação sanguínea. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  13. Para desenvolver melhor o crescimento, a manutenção do corpo e pode encontra-la em alimentos como: legumes e frutas. . De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  14. A vitamina B1 auxilia as células na produção de combustível para que o corpo possa viver, no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração e melhora a atitude mental e o raciocínio, ajuda na digestão de carboidratos, gorduras e proteínas, alivia dores nos dentes, aumenta a disposição mental, pão integral, cereais integrais, nozes, fígado, rins, carne de porco, peixes, verduras amargas e gema de ovo.De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  15. é utilizado para cobrir um grupo de compostos que são metabolicamente intermutáveis, nomeadamente o piridoxol (o álcool) ,ajuda as células no sangue e anticorpos,reduz os sintomas de vomitos, bananas e carnes brancas. De : Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  16. É essencial no nosso organismo pois estimula a produção de glóbulos vermelhos (hemáceas) e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos, e é necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso,é encontrada em carnes vermelhas, leite, fígado, peixes e ovos. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  17. estão muito presentes em nossas vidas mesmo sem percebemos: no vinagre. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir
  18. a evitar gripes e resfriados,abacaxi
    abacate, abricó, acerola, alface e banana. De: Rosineide Praciano

    ResponderExcluir