segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CIENTISTAS DESCOBREM ARANHA SEM OLHOS EM CAVERNA NA ÁSIA


Cegueira é adaptação a ambiente totalmente escuro, segundo pesquisa.
'Sinopoda scurion' foi batizada em homenagem a empresa de lanternas.
Cientistas descobriram uma espécie de aranha sem olhos em uma caverna do Laos, na Ásia. Chamado de Sinopoda scurion, o animal é o primeiro do tipo "caçador" totalmente cego identificado até agora, segundo Peter Jäger, chefe do setor de aracnologia do Instituto de Pesquisa Senckenberg, localizado em Frankfurt, na Alemanha.
O aracnídeo foi descrito em estudo na publicação científica "Zootaxa". A falta de olhos é uma adaptação da aranha ao escuro total da caverna, assim como a ausência de pigmento, segundo a pesquisa.
A nova espécie de aranha mede seis centímetros, com as pernas abertas. Animais como peixes, escorpiões e caranguejos encontrados em cavernas no Laos também apresentam adaptação similar e são cegos, segundo Jäger.
29/08/2012 06h30 - Atualizado em 29/08/2012 06h30  - G1

1. A partir da leitura, responda o que se pede:
a) Qual seria a explicação para esse fato, de acordo com a teoria de Lamarck?
b) Qual seria a explicação para esse fato, de acordo com a teoria de Darwin?

CHIMPANZÉS NÃO LIGAM PARA FURTOS QUE NÃO OS ATINGEM, DIZ ESTUDO


Instinto de agir como polícia teria surgido já na espécie humana.
Conclusão é de grupo de pesquisa da Alemanha.
Os chimpanzés têm como hábito interferir nas brigas uns dos outros. No entanto, quando um chimpanzé flagra algum colega roubando um alimento que não é seu, essa “polícia animal” simplesmente não faz nada a respeito. A conclusão é de um estudo publicado nesta semana pela “PNAS”, a revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.
Isso mostra, segundo os autores, que os parentes mais próximos do ser humano não se envolvem em punições a terceiros. Essa característica, evidente entre os seres humanos, teria surgido depois, em algum ponto da evolução em que chimpanzés e humanos já estavam em ramos diferentes.

29/08/2012 07h00 - Atualizado em 29/08/2012 07h00 – G1

1. Qual seria a hipótese para o surgimento de novas características ao longo da evolução?

sábado, 8 de setembro de 2012

FÓSSIL DE TARTARUGA MAIS ANTIGO JÁ ENCONTRADO É APRESENTADO NA POLÔNIA



Animal viveu há cerca de 250 milhões de anos.
Pesquisa foi liderada pelo especialista Tomasz Sulej.
 
Cientistas poloneses apresentaram nesta segunda-feira (3) o fóssil mais antigo já encontrado de uma tartaruga. O animal que deixou na rocha vestígios claros de seu casco viveu há cerca de 250 milhões de anos, segundo Tomasz Sulej, do Instituto de Paleobiologia de Varsóvia, pesquisador responsável pela descoberta.


1. Qual a importância dos fósseis para evolução?